A VIDA É JUSTA
- Davi Roballo
- 22 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Nas ocasiões em que nos encontramos em grandes dificuldades é comum nos perguntarmos: o que eu fiz de errado para estar passando por esses momentos?
Questionamentos também ocorrem quando aparecem os problemas familiares. Muitas perguntas surgem a respeito do que estamos fazendo em nossa família, visto que, muitas vezes não nos sentimos parte dela, mas alienígenas, estranhos no próprio ninho.
Isso ocorre porque temos por hábito olhar apenas para nossos aspectos positivos e ignorar os negativos, pois, nos vemos merecedores de apenas coisas boas, nos julgamos injustiçados pelo que existe de negativo no outro e que de uma forma ou de outra nos afeta.
Se formos analisar nossos atos e atitudes, vamos perceber que a vida é regida por princípios matemáticos, isto é, ela é muito justa, tanto, que flui pelo rio da proporcionalidade.
Cada um de nós está na família que merece e em conformidade com nosso padrão de evolução espiritual, na qual, somos inseridos por dois motivos: para ensinar e para aprender, porque a família é a única escola onde nós podemos ser o professor e também o aluno, visto que, todos ensinam e aprendem, principalmente a respeito de disciplina, paciência, tolerância, resignação, gratidão, cooperação, caridade, etc.
O emprego onde estamos e os colegas que temos é soma de tudo aquilo que nós conquistamos conforme todos os sacrifícios desempenhados no decorrer da nossa vida. Tudo está em conformidade com nossa caminhada, portanto, é um erro buscar justificativas e bodes expiatórios para justificar nossos eventuais fracassos e desequilíbrios.
É no nosso trabalho que está agregado o quanto, nós nos esforçamos lá no início da nossa educação familiar, formal no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior, bem como nas experiências da vida em si.
Cabe ressaltar que estamos exatamente onde as nossas pernas e nossas atitudes nos trouxeram, não há culpados exteriores pelo emprego ruim ou pela situação péssima que às vezes nos deparamos, apenas consequências paridas por nossas escolhas, boas ou más.
Problemas cada ser humano tem os seus, além do mais, são as dificuldades que surgem como desafios que colaboram para nosso crescimento através das experiências advindas de cada situação.
Não há culpados por nossas mazelas, o único responsável por tudo que nos ocorre somos nós mesmos, no entanto, é muito fácil acusarmos uma segunda pessoa ou uma terceira por nossos desatinos, pela nossa preguiça e pela nossa falta de vontade. Essa é uma grande verdade que nós temos que encarar de frente se nós quisermos seguir o nosso caminho, bem melhores do que aqui chegamos.
Para crescermos como seres humanos tem de haver uma revisão ao menos uma vez por semana ou uma vez ao mês de tudo o que deixamos para trás, e ver o que podemos melhorar para seguir em frente.
Diante de todas dificuldades impostas pela vida é preciso muita resiliência, persistência e fé para se adquirir qualidade de vida, paz de espírito e vontade, principalmente de viver, conquistando um olhar diferenciado pela vida e ver o quanto a vida é maravilhosa, com a consciência que somos nós que esculhambamos com essa maravilha que é estar vivo.
A vida não espera ninguém chorar, reclamar, ela avança sobre o tempo, ignorando se vamos nos dar bem ou não, porque essa preocupação é exclusivamente nossa, ninguém vai nos pegar pela mão e nos conduzir como crianças.
Cada um de nós tem que lutar por aquilo que deseja, por aquilo que sonha, consciente de nossos erros e acertos, visto que, estamos aqui para evoluir, aprender superando cada obstáculo com fé e altivez, nisso está a graça e a beleza da vida.
Comments